Cabrashow: a loucura documentada da vida. Pra quem gosta de ler!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Now Hiring!

Louco por emprego e assinando embaixo o que uns brasileiros de floripa falaram: "trabalho até no inferno se for preciso", agarrei com vontade a única coisa que tinha me surgido. Waver. Liberty Tax, ficar com a fantasia de estátua da liberdade balançando uma placa sob o sol californiano por 4 horas. Meu chefe falou que tinha um monte de brasileiro fazendo isso, trabalhando pra ele também, todos na mesma situação que eu.
Não era todo dia, era tipo duas vezes por semana então eu prosseguia firme na procura por trabalho filling the applications em toda parte, procurando na Job Giant, pedindo ajuda para as pessoas. Fiz a parada do wave 4 vezes daí consegui o trampo que trampo agora, garçom, um lugar bem legal, finalmente. Finalmente. Comentei com o cara da Liberty Tax que não precisava mais do trabalho e ele me disse, "pois é, parece que os brasileiros estão sendo contratados" porque vários dos seus empregados acharam alguma coisa.
O maior "fear" da galera é o de achar emprego. O que rola e rolou comigo é o seguinte. Cheguei aqui achando que ia estar trabalhando nos primeiros 15 dias. Segundo dia que eu cheguei aqui eu fui no Sea World e eles falaram, "pois é, as coisas estão slow talvez só em Janeiro". Janeiro? Imagine esperar até Janeiro, tá louco! Fui no grande zoológico San Diego Zoo e falaram, acompanhe no site, é tudo pelo site mas acho que só por Janeiro mesmo. Janeiro? Meu deus, o que vou fazer até lá. Preciso agora. Sim, encontrei essa menina e esse menino no ônibus, eles desistiram, largaram mão de procurar emprego, estavam voltando pro Brasil, they "pussed out". Afrouxaram pros estados unidos, não puderam.
Tem de se continuar procurando, não dá pra parar, você pode se arregar de uma hora pra outra num super trampinho bem, basta continuar procurando.
Dicas pra procurar emprego nos USA:
Ir bonito, sozinho, sóbrio, sem mochila e com um currículo na mão. Primeira coisa, "are you hiring?" Se eles não tiverem contratando já fica difícil, mas vão falar pra você preencher um application mesmo assim. Se não tiver o Social Security Card eu costumava colocar "waiting for" no application. Mentir experiências, mete um restaurante da tua cidade, mete 2 anos de experiência, pega o telefone no Google, eles jamais ligarão pro Brasil pra conferir.
Lugares bons pra aplicar é sempre Fast Food e restaurantes. Mas eles não contratam pessoas aleatórias, você tem que de alguma forma ficar pexada do manager. Ficar pexada do manager esta é a dica. O que é ficar pexada do manager? Tá você preenche o application bem bonitinho, na job position colocar busser que é o que limpa as mesas, ou waiter, ou server ou cashier, ou dishwashing. Tem que colocar alguma, não coloca "any". Tem que focar um restaurante alvo, focar uma profissão, metas.
Aí com o application na mão pergunta pra mexicana "you're manager is here by any chance?" (por acaso o chefe tá aqui?). Se apresenta pro manager. Diz de onde é, fala pra ele what's up. Tem que falar com o manager, não dá pra entregar pra qualquer um, eu preenchi uns 100 applications e ninguém me ligou. Aí o que tem que fazer é voltar no lugar, passar no lugar trocar uma idéia pelo menos 1 vez por semana, manter um laço.
Tem que ir em lugar que estão Hiring, procura nas revistas, nos jornais, craigslist. Craigslist tem que ser todo dia de manhã. Se você não pegar o outro pega.
Tomar cuidado com Craigslist também porque caí em duas falcatruas, me enganaram duas vezes. Achei que ia dar aulas de inglês pra um menino vindo da Dinamarca, me mandaram um cheque de 3.000 dólares, era 2.000 pra mim e 1.000 eu mandaria de volta pra eles, eu quase saquei. Quase! O que ia acontecer era que eu ia ficar devendo essa grana pro banco quando eles descobrissem que o cheque era fraudulento. Em outra achei que ia cuidar de umas crianças e me mandaram um cheque de 1.000 e eu joguei fora. Mesma coisa, "saque esse chegue pegue $500 e nos mande $500. Tenso. Só ficar esperto, eles nunca vão te pagar antecipadamente assim e tem que interagir com a pessoa pessoalmente. Aí não tem erro.
Vasculhar, varrer. Ficar esperto. Fazer diferentes tipos de currículos focando diferentes profissões. Quem pede currículo é mais restaurante pra garçom e bartender o resto é no application mesmo.
Não dá pra desistir sabe por que? Uma coisa que notei, eu parei total de procurar. Então quem procura acha. E quem já achou não procura mais. Eu sou um à menos. Não estou mais competindo. O que rola aqui na América é que o pessoal não quer ser pago por menos de 10 dólares a hora. E nós brasileiros quebrados não estamos nem aí. Então tem sim emprego. As coisas estão ficando melhores. Tem que honrar aquela "quote". Brasileiro não desiste nunca!
Fica aí a dica do Cabra pra indiarada, falei!

Um comentário:

simone beatriz disse...

Adorei sua experiencia. Estou aqui nos EUA ha dois meses e trabalho em casa de familia, mas ja estou louca por um novo trabalho... em restaurantes de preferencia, onde eu possa ter mais liberdade e mais grana... no final do mes. Mas de inicio ta bom ... o importante eh nunca desistir... VALEU...